Queremos ajudar a manter o seu negócio em pleno funcionamento. Preencha o formulário ao lado para obter mais informações sobre nossos serviços de manutenção especializada. Estamos aqui para responder a todas as suas perguntas e encontrar a melhor solução para as necessidades do seu estabelecimento.
Sistemas de Exaustão de Cozinhas Industriais
Você já refletiu a respeito da importância de sistemas de exaustão de cozinhas industriais para a execução das atividades em determinados segmentos? Caso negativo, deveria repensar a respeito.
Os sistemas de exaustão de cozinhas industriais são essenciais para a vasão e tratamento de residuais em forma de gases e vapor decorrentes dos processos de cocção de alimentos diversos.
Tais sistemas auxiliam na regulação térmica do ambiente, tornando a rotina mais simples e agradável para os colaboradores, conforme disposto em normas regulamentadoras relacionadas à instalação de Sistemas de Ventilação para Cozinhas Profissionais.
Você conhece todas as particularidades relacionadas aos sistemas de exaustão de cozinhas industriais? Explicaremos a seguir, em detalhes, as peças integrantes desses sistemas e como fazer de forma adequada a instalação e manutenção destes.
Quais são as peças e etapas relacionadas aos sistemas de exaustão de cozinhas industriais?
Conforme já mencionamos, os sistemas de exaustão de cozinhas industriais desempenham papel fundamental no cotidiano para as atividades relacionadas à cocção e outros processos culinários.
Entretanto, poucos conhecem as partes integrantes destes sistemas. Por esse motivo, destacamos abaixo algumas das peças e partes integrantes dos sistemas de exaustão de cozinhas industriais.
Coifa (também conhecida como “captor”): é o item que dá início a todo o sistema de exaustão. É disposto sempre na parte superior de equipamentos de cocção, de forma a qual toda a sua área seja abrangida.
Coifa com sistema de lavagem de gases: é um mecanismo que trabalha com a base de água e detergente para reter a gordura produzida em processos de frituras em grandes quantidades.
Redes de Dutos: são fundamentais como elemento de condução para gases e vapores e devem ser confeccionados em materiais específicos para manter a qualidade e fluidez do sistema.
Damper de Regulagem e Vazão e Damper Corta Fogo: utilizados, respectivamente, para controle da vazão dos vapores e gases e para evitar a possibilidade e ocorrência de incêndios.
Motor exaustor: elemento indispensável para a geração da energia responsável pela mobilidade de ar, gases e vapores ao longo de todo o sistema.
NR 14.518: norma regulamentadora da ABNT que dispõe sobre os processos de limpeza periódicos dos sistemas de exaustão, válida para restaurantes, churrascarias, hamburguerias, hotéis, hospitais e afins.
Estes são apenas alguns dos elementos dos sistemas de exaustão de cozinhas industriais que podem ser imensos e contar com certa complexidade. Por este motivo, a principal recomendação em qualquer processo relacionado à instalação e ou manutenção destes sistemas é contratar uma empresa especializada para auxiliá-lo.
Qual empresa é a mais indicada para a instalação e manutenção de tais sistemas?
A Agile é a empresa mais qualificada para a instalação e manutenção de sistemas de exaustão de cozinhas industriais, visto que, por atuar há anos com processos relacionados, conhecemos todos os procedimentos para um processo mais simples e seguro.
Conte com quem entende do assunto. Entre em contato conosco agora mesmo e entenda todos os procedimentos relacionados a esses sistemas, tornando as atividades do seu dia a dia muito mais práticas.
O texto acima "Sistemas de Exaustão de Cozinhas Industriais" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.